terça-feira, 22 de maio de 2012

Fundação Oficial da Assembleia de Deus no Ipiranga

O primeiro batismo nas águas

       Conforme as pesquisas do pastor Eliézer Cohen, historiador das Assembleias de Deus no Brasil, depois de vários cultos nos jardins do atual Parque da Independência, o evangelista Vitaliano Piro marcou batismo para o dia 29 DE JUNHO DE 1931, que seria o primeiro no Ipiranga. Mas aquele 29 de junho era segunda-feira de feriado na cidade em que o catolicismo romano venera como de "São Pedro" e estava demasiadamente frio e cinzento.
       Mesmo assim, tais circunstâncias não serviam de impedimento para que Vitaliano realizasse tão importante tarefa, pois havia formulado convite aos novos convertidos explicando-lhes as razões e necessidades daquele ato de fé e testemunho público diante dos homens, como prova incontestável de crença, esperança e amor em Jesus Cristo!
      Prontamente todos foram até o histórico riacho do Ipiranga, bem no ponto em que se localizava a rua Dr. Mário Vicente, dez quarteirões à direita do atual templo-sede, próximo da residência de Josefina Fernandes. Ali foram batizadas Josefina e Carmem Triston, as duas primeiras irmãs batizadas nas águas, na novel congregação.

Oficializou a fundação da Assembleia de Deus

      Depois da cerimônia do batismo, se dirigiram para a residência da irmã Josefina onde ocorreu um culto e, na oportunidade, o evangelista Vitaliano Piro oficializou a fundação da Assembleia de Deus no Ipiranga. À noite, ele e as duas irmãs foram tomar a Santa Ceia na congregação da Rua Carneiro Leão, bairro do Brás, que Vitaliano dirigia.

O segundo local de cultos

      O segundo local de cultos no Ipiranga foi instalado na casa da irmã Maria Perez e a data escolhida para a transferência foi na manhã de domingo, dia 6 de outubro de 1931, onde permaneceu por dois anos, ou seja, até o mês de outubro de 1933. O endereço era Rua Patriarca, número 19-A, travessa Dois, onde havia uma ampla sala.

Salão na Rua Patriarca

      A Rua Patriarca se inicia na Rua Guamiranga [próximo a atual Estação Tamanduateí do Metrô] e termina na Avenida Francisco Mesquita.
      O Campo Eclesiástico do Ipiranga começou pequenino em 1931 e cresceu muitíssimo. Hoje, abrande um espaço geográfico formado por Estados do Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e uma obra missionária que atinge países nas Américas, África, Oceania e Europa, bem como parceiras em alguns estados do Nordeste, Sudeste e Sul.



Fonte: "Divulgador da Verdade" - Órgão Oficial Informativo do Campo Eclesiástico da Assembleia de Deus no Ipiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário